A pesca costeira pode ser uma parte do dia de pincho de enchovas e outra parte de pesca de fundo de pargos e pescadas brancas fora da ponta do boi.
A pesca de enchovas nós fazemos com iscas artificiais arremessando iscas artificiais perto das pedras ou sobre parcéis nas costeiras de Búzios, Vitoria ou em Ilhabela, as iscas utilizadas são as de meia água, como juanas ou daiwas ou uma infinidade de modelos e cores, tb usamos as de superficie que variam bastante, como sticks do tipo Tunão, poppers ou pencil poppers, tb usamos iscas do tipo Tube Jig conhecidas como Gotchas, e alem disso tb podemos jigar, usamos jigs de 20 até 100 gramas, os jigs menores usamos tanto para pinchar em costeiras como tb para pescar peixes em parcéis, os Xaréus brancos adoram os pequenos slow jigs.
Na pesca de fundo nos cascalhos da ilha da Vitoria ou Ponta do Boi podemos pescar com jigs ou usando pargueiras de 3 anzois, se precisar eu tenho a venda no barco, as chumbadas usadas são de cerca de 300 a 500 gramas.
Equipamentos: para pinchar usamos varas de 15 a 30 libras molinetes de 3000 ou 4000 com cerca de 100 a 150 metros de linhas multifilamento de 20 a 30 libras, o lider usamos o trançado, se precisar tenho no barco (custam 20,00 10 liders) e podemos montar o lider na hora da pescaria.
Para o jig podemos usar material especifico para isso, varas leves 5 a 6 pés de 30 ou 40 libras, molinetes 4000 ou 5000 com cerca de 150 metros de linha de 30 a 40 libras.
Para a pesca de fundo usamos molinetes maiores e varas mais pesadas, já que só o chumbo já pesa 300 a 500 gramas.
vara de 7 pés para pincho

isca de meia água

Stick de superficie, esse é o tunão da borboleta

isca tipo pencil popper, esse é o big bob da borboleta

isca modelos popper,

isca tipo tube jig (gotcha)

na costeira tb usamos os borrachões para pesca da garoupa ( estamos restritos ao embarque de acordo com a legislação vigente)

pescando enchovas na costeira

pescando nos cascalhos, usamos pargueiras ou jigs

pargueiras, detalhes no link
viewtopic.php?f=5&t=203qualquer duvida é só chamar